ENDOCRINOLOGIA
“Além de orientar, meu papel é contribuir para uma mudança de visão e de comportamento que ajudem o paciente a ter autonomia para cuidar da sua saúde.” - Dr. Ronaldo Arkader
Obesidade
A obesidade é uma doença crônica e recidivante, caracterizada pelo excesso de peso corporal na forma de gordura.
Quando acumulada, essa gordura pode desencadear sérios problemas de saúde, além de sobrecarregar as articulações.
A prevalência da obesidade continua a aumentar em todo o mundo, e por isso ela é reconhecida como um dos mais importantes problemas de saúde pública da atualidade.

Menopausa e Andropausa
A principal característica da menopausa é o interrompimento das menstruações. Trata-se de um processo natural (e não uma doença), justificado pelo fim dos folículos responsáveis por originar os óvulos.
Em cada mulher, o climatério se manifesta de um jeito. Isso acontece por motivos hormonais e também de hábitos de vida. Por isso, o tratamento pode variar significativamente.
A andropausa, por sua vez, afeta os homens. As estatísticas apontam para 25% da população masculina acima de 50 anos afetada.
Neste diagnóstico, o que ocorre é a insuficiência hormonal causada pela queda lenta e progressiva dos níveis sanguíneos de testosterona.
As consequências costumam ser a diminuição da libido e da disposição do paciente e, como consequência, o comprometimento da sua qualidade de vida.

Diabetes
1 em cada 10 pessoas vive com diabetes e o trabalho do Dr. Ronaldo Arkader é ajudar a moldar esse cenário. Muitas delas sequer sabem que têm a doença.
O Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não é mais capaz de produzir insulina suficiente ou o quando o corpo não consegue utilizá-la de maneira funcional.

Distúrbios da tireoide
A tireoide é uma glândula importante para a funcionalidade de diversos órgãos (como o coração, o cérebro, o fígado e os rins) e do metabolismo corporal.
Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina) estão presentes do desenvolvimento fetal, até a velhice.
Quando seu funcionamento é afetado, diversos problemas podem acontecer. Ganho de peso, queda de cabelos, desânimo e insônia são alguns sintomas frequentes associados a distúrbios tireoidianos.
Os tratamentos para alterações na glândula tireoide variam de acordo com o diagnóstico e as características de cada paciente. Medicações, radioiodoterapia ou intervenções cirúrgicas são algumas das possibilidades.

Hipercolesterolemia (colesterol alto)
Quando em excesso, o colesterol LDL pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas que elevam os riscos de obstrução, responsáveis por causar infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (também conhecido como derrame).
A doença não apresenta sintomas, por isso é tão importante avaliar o perfil lipídico sanguíneo de tempos em tempos.
Histórico familiar, comportamento sedentário, alimentação rica em carnes e derivados lácteos, tabagismo e comorbidades (como o diabetes, a obesidade e hipertensão) são situações relacionadas ao aumento do "colesterol ruim".

IMPORTANTE
Recentemente, em abril de 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição esteroides anabolizantes para fins estéticos.
Segundo o órgão, um dos motivos é o uso indiscriminado e seus riscos para a saúde - incluindo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, hipertrofia do coração, aumento da hipertensão arterial, risco de infarto e de trombose.
Ainda não dispomos de estudos randomizados suficientes para garantir a segurança dos pacientes, mesmo com acompanhamento médico.
Referências:
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
- Ministério da Saúde do Brasil
- World Obesity Federation
- IDF - International Diabetes Federation
- Thyroid Federation International