DÚVIDAS FREQUENTES
Não. A medicina esportiva é para todos que praticam exercícios físicos e também para os que desejam iniciar. Para todos os casos, o Dr. Ronaldo Arkader fará as observações necessárias para que o exercício físico não ofereça riscos à saúde e para otimizar os avanços em qualquer modalidade.
Não. A terapia de reposição hormonal só pode ser prescrita para
pessoas com desequilíbrios hormonais comprovados por exames. A
utilização de hormônios em pessoas que não apresentam
deficiências hormonais está contraindicada pela Sociedade
Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Vale ressaltar que atualmente é proibido por lei a prescrição de
hormônios e esteróides com fins estéticos.
Através da endocrinologia é possível investigar, diagnosticar e tratar doenças relacionadas aos hormônios e ao metabolismo corporal. Como consequência, a adequação hormonal pode evitar o ganho de peso, doenças ósseas (como osteoporose), diabetes mellitus e diversas outras doenças. Sintomas como queda de cabelo, unhas fracas, falta de energia e perda de memória também podem ter causas hormonais.
A medicina esportiva tem por objetivo prevenir, tratar,
reabilitar, melhorar o desempenho físico e a qualidade de vida
das pessoas que praticam exercícios físicos e esportes,
independentemente da intensidade. As orientações podem incluir
questões ortopédicas, cardiológicas e nutricionais.
Essa é uma especialidade médica reconhecida pela Sociedade
Brasileira de Medicina.
Distúrbios da tireóide, diabetes, menopausa, andropausa, obesidade, puberdade precoce, excesso de colesterol e de triglicérides, osteoporose, problemas de crescimento, doenças da hipófise e disfunções de glândulas supra renais e adrenais.
Sim. O formato de atendimento do Dr. Ronaldo é caracterizado como acompanhamento. Isso significa que a assistência é continuada e o paciente terá os retornos que precisar.
Lesão no ligamento cruzado anterior (joelho), tendinite, lesão no menisco, contusão, fratura por estresse, estiramento e distensão muscular, bursite, entorse, luxação e lombalgia. A medicina esportiva permite atuar tanto na prevenção quanto na reabilitação desses problemas.
Sim. Essa é a especialidade mais indicada para avaliar problemas metabólicos. Além das análises bioquímicas, o Dr. Ronaldo verifica os hábitos de vida do paciente para encontrar as causas das disfunções metabólicas.